3 soluções das lawtechs para o departamento jurídico

O departamento jurídico da empresa não precisa mais ser apinhado de pastas, arquivos, caixas e papeladas. A tecnologia que serve de base para o que tem sido chamado Direito 4.0, inserindo-o na atual quarta revolução industrial, chega para organizar e simplificar a gestão, assim como a rotina de trabalho. Não só, porque também gera eficiência e inteligência a partir dos dados disponíveis, mas nem sempre bem utilizados para embasar as tomadas de decisão.

É com esse propósito que surgiram as Lawtechs, as quais têm se expandido rapidamente no mercado. Listamos, a seguir, 3 soluções que colocam seu Departamento Jurídico de vez na vanguarda, garantindo um diferencial importante diante da concorrência.

 

SOLUÇÃO 1: Melhor desempenho na gestão do Departamento Jurídico

Existem muitas tarefas repetitivas e de alta demanda no Departamento Jurídico. A Lawtech assume a responsabilidade de conduzir essas atividades de backoffice e, por usar tecnologia de ponta, garante maior velocidade e precisão.

Há um conjunto de ferramentas capazes de solucionar desafios dessa área. São softwares que automatizam tarefas e gerenciam tanto os processos, quanto as finanças.

O resultado é uma gestão mais eficiente e eficaz, já que os objetivos são atingidos, conforme planejado, e com agilidade.

 

SOLUÇÃO 2: Coleta adequada de dados para gerar métricas claras e objetivas

Um dos grandes desafios atuais não é ter acesso aos dados, já que há uma enormidade disponível, e sim como obter uma curadoria desses dados, de forma precisa. O ganho está em saber aproveitar esses dados com inteligência, para garantir decisões mais seguras e assertivas.

A boa notícia é que há plataformas de coleta e análise de dados, o chamado Analytics, que utiliza técnicas avançadas de estatística e jurimetria.

Vale ressaltar a importância de uma gestão de documentos, automatizando informações, contratos e petições, por exemplo. Além de mantê-los organizados, é possível gerar relatórios, a partir da interpretação, da comparação e do processamento dos dados ou informações. E, assim, uma solução fornece subsídios para o melhor entendimento de um caso, por exemplo.

Ao utilizar a tecnologia, desenvolvida pela Lawtech parceira, para gerar métricas claras e objetivas do que quer que seja, fica fácil até visualizar as oportunidades, os riscos e as alternativas. Insights que fazem toda a diferença.

 

SOLUÇÃO 3: Aumento da eficiência e ganho de produtividade

Inserir o Departamento Jurídico na era 4.0 significa ter tarefas, processos, finanças, gestão, documentos, pessoas etc. alinhados e em sintonia. A tecnologia, incluindo aí a robótica, não serve para substituir as pessoas, mas para que ela assuma a parte do trabalho cotidiano que, apesar de importante, pode ser feito pela máquina, com mais rapidez e com menor risco de erro.

Dessa forma, os profissionais podem se concentrar naquilo que exige a inteligência e a sensibilidade humana. É exatamente aí que está o que agrega valor ao Departamento Jurídico e, consequentemente, à empresa. O aumento da produtividade vem como consequência natural do ganho de eficiência.

 

Objetivo é criação de valor

Não tem como ficar de fora do Direito 4.0. Aproveitar as soluções tecnológicas desenvolvidas pelas startups focadas no mercado jurídico permite aos profissionais se focarem no que realmente importa para o negócio, dando contribuições que gerem valor para a empresa.

É bom frisar que as soluções não são fechadas, não são produtos de prateleira. Numa Lawtech, uma equipe multidisciplinar, com competências complementares, entra em ação para criar uma solução sob medida para as necessidades e demandas de cada Departamento Jurídico.

Trata-se de um desenvolvimento em conjunto com o cliente para se chegar ao melhor resultado possível, incluindo técnicas e gestão de projetos, metodologia ágil, ferramentas de produtividade, entre outros, para identificar pontos possíveis de melhoria.

Afinal, cada empresa e cada Departamento Jurídico têm suas características específicas e necessidades diferenciadas. O importante, nessa parceria, é a dedicação e a personalização do atendimento em busca da excelência.

Fontes:
https://www.ebradi.com.br/coluna-ebradi/lawtech/
https://fia.com.br/blog/lawtechs/