Legal Operation Opts soluções vantagens departamento jurídico

Legal Operations e suas soluções para o Departamento Jurídico

Legal Operations surge num cenário em que Departamentos Jurídicos de empresas de todos os nichos e portes ainda travam uma batalha inglória: demonstrar sua importância e se desvincular da imagem de um departamento burocrático, gerador de despesas e portador de más notícias.

Ainda que reduzam custos, deem excelentes resultados no contencioso e prevejam tendências jurídicas para o mercado da companhia, é comum que os Jurídicos sigam desvalorizados e que relatórios e pareceres sejam arquivados sem aplicação.

Por outro lado, Departamentos Jurídicos bem geridos e que entregam a informação certa no formato adequado, ganham destaque e passam a ser centrais na tomada de decisões estratégicas da empresa. 

boa notícia é que essa transformação é possível e nunca houve tantos recursos para que departamentos jurídicos possam se desenvolver estrategicamente.

Legal Operations e o novo Departamento Jurídico

Mais do que preconceito ou falta de preparo, o que muitas vezes separa o Jurídico do restante da companhia é a comunicação.

Transitar entre a comunicação própria do meio jurídico e a comunicação empresarial não é tarefa fácil. 

Contudo, não há dúvidas de que o Departamento Jurídico é detentor de informações extremamente estratégicas e sensíveis à toda companhia. A grande questão é como essa informação chega para os demais departamentos e em que velocidade.

E é para isso que Legal Operations existe.

Também chamado de Legal Ops, Legal Operations é uma estrutura interna do Departamento Jurídico que fica responsável por todas as atividades e procedimentos necessários para que a equipe jurídica possa focar em temas técnicos.

Mas se engana quem pensa que trata-se de mero trabalho de BackOffice (também fundamental para qualquer Jurídico). O trabalho desenvolvido pelo Legal Operations vai muito além e é responsável por fazer com que o conhecimento da área jurídica transborde para todos os demais setores da companhia.

Soluções do Legal Operations

Na prática, Legal Operations entrega soluções de gestão que potencializam a atuação do Departamento Jurídico, garantindo mais espaço, relevância e reconhecimento para o setor.

Veja abaixo algumas das soluções trazidas por Legal Operations para Departamentos Jurídicos.

Fluxos de trabalho e Back Office

Ter advogados responsáveis por tarefas repetitivas e rotineiras, enquanto precisam também analisar dados jurídicos, cuidar de demandas contenciosas e preparar análises preventivas é contraproducente, gera riscos e custa caro.

A primeira responsabilidade de Legal Operation é garantir que o Departamento Jurídico tenha fluxos de trabalho bem desenhados, gerando mais produtividade e segurança.

Para isso, a área conta não só profissionais qualificados especificamente para essas atividades, como também deve usar a tecnologia adequada, desenvolvida especificamente para esse tipo de demanda.

Jurimetria e curadoria de dados

O volume de dados disponíveis no Jurídico é gigantesco e isso é, ao mesmo tempo, uma excelente oportunidade e um grande desafio. 

Legal Operations resolve a questão pois se torna o responsável por analisar os dados obtidos em processos e análises jurídicas e transformá-los em informações relevantes para toda a empresa.

Para isso, é fundamental que Legal Ops opere com ferramentas tecnológicas capazes de processar o alto número de dados obtidos em processos, de modo a transformá-los em análises de riscos e de oportunidades para a companhia.

Com essa atuação, o Jurídico passa a ser percebido como um departamento detentor de informações relevantes e seguras que irão embasar decisões  estratégicas – o que resulta num novo olhar sobre o setor.

Tradução do conhecimento jurídico

Para que a informação gerada pelo Departamento Jurídico seja relevante na tomada de decisões da empresa, é necessário que ela seja traduzida.

O conhecimento do Jurídico sempre foi estratégico, mas o formato da informação e a incapacidade de organizar de forma objetiva um grande número de dados fez com que o departamento tradicionalmente fosse visto como uma área morosa, engessada e burocrática.

Nesse cenário, Legal Operations tem a missão de traduzir o conhecimento jurídico, especialmente com o uso de Jurimetria na análise dos dados do setor.

O resultado são relatórios e pareceres claros e objetivos para a melhor gestão de temas contenciosos e apresentação de oportunidades para a companhia.

Com isso, mais uma vez, o Departamento Jurídico passa a ter papel estratégico e central na tomada de decisões.

Legal Operations com redução de custos e tempo

Vale lembrar que a organização e definição de atribuições de Legal Operations devem ser feitas de forma customizada, de modo que atenda às necessidades de cada Departamento Jurídico.

Montar toda essa estrutura internamente pode ser custoso e certamente leva tempo – tanto para definição de processos, como inicialmente para contratação e treinamento de profissionais realmente capacitados, ainda muito raros no mercado.

A melhor alternativa é encontrar soluções como Legal Ops da EHTS, que garante maior rapidez na implementação de Legal Operations, com o que há de mais efetivo e atual em gestão para Departamentos Jurídicos.

Uma solução completa que alia tecnologia de ponta, estratégia jurídica e um olhar humano para entregar os melhores resultados e ajudar Departamentos Jurídicos de todos os portes a conquistarem mais espaço e posições de destaque. 

Para saber mais sobre como podemos ajudar o seu Departamento Jurídico, entre em contato com nossa equipe AQUI. Será um prazer lhe mostrar como trabalhamos e porque somos a melhor solução para a gestão do seu Jurídico.

Leave a comment