EHTS

Como a inteligência artificial está reduzindo os custos do departamento jurídico

Hoje a Inteligência Artificial (IA), que antes parecia uma tecnologia distante, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, principalmente com a aplicação de soluções como o chat GPT, por exemplo.

Apesar de ser um assunto em alta, a IA é uma solução que vai além das soluções que estão sendo faladas no momento, é uma tecnologia com aplicações amplas, inclusive no setor jurídico.

Neste texto, vamos falar sobre as aplicações da IA no departamento jurídico. 


Aplicações da Inteligência Artificial no Departamento jurídico

A inteligência artificial, como o próprio nome sugere, permite os computadores a irem além da execução de comandos diretos. Ou seja, permite que eles trabalhem para reconhecer padrões, encontrar tarefas repetidas que precisam ser executadas e muito mais.

No departamento jurídico, que tem uma rotina repleta de tarefas rotineiras, a IA se torna uma aliada que agrega diversos benefícios.

Entre as principais aplicações da IA no departamento jurídico, temos:


  1. Analytics

O analytics é uma prática para analisar um grande volume de dados que auxiliam na tomada de decisão. A utilização do analytics no departamento jurídico é uma forma de trazer maior previsibilidade, detectar padrões e obter respostas através da intersecção de cenários.


  • Cálculo de provisionamento

Com o auxílio de uma metodologia estatística e observação de normas contábeis, a IA auxilia o desenho de modelos de provisionamento precisos. Colaborando com a saúde financeira da empresa, garantindo que o valor provisionado não seja superestimado ou subestimado. 

  • Verificação em tempo real dentro dos tribunais para controle de prazos 

Com o auxílio da IA, é possível fazer uma verificação em tempo real dentro dos tribunais para acompanhar processos e garantir que a equipe seja avisada quando um processo é distribuído. Isso permite que a equipe se prepare antecipadamente para a separação, verificação de documentos e outras tarefas necessárias.

Nesse caso, a IA trabalha junto com um profissional. Após identificado um processo, cabe ao profissional fazer uma dupla verificação das informações levantadas.

  • Automatização de tarefas repetitivas 

Diariamente os profissionais do departamento jurídico precisam lidar com uma série de tarefas rotineiras que podem ser demoradas. A IA é capaz de automatizar tarefas. 

  • Avaliação de acordo ou dispensa 

A IA auxilia na tomada de decisão se é mais vantajoso continuar com um processo ou fazer um acordo, permitindo que os recursos do departamento jurídico sejam alocados de forma estratégica. 

Essas são apenas algumas das aplicações da IA que proporcionam vários benefícios para o departamento jurídico.

Benefícios do uso da Inteligência Artificial no departamento jurídico e como implementar

São diversos benefícios diretos do uso da IA no departamento jurídico. Além da redução de custos, que otimiza os recursos, a IA auxilia na tomada de decisão mais assertiva, aumentando a eficácia em todo o departamento jurídico. 

Entretanto, é muito importante ressaltar que a IA é uma tecnologia que aprende à medida que é alimentada com dados e informações. Portanto, não existe um software único que atenda a demanda do seu departamento jurídico. Pelo contrário, é necessário mapear os processos existentes e desenvolver uma solução que atenda os fluxos atuais de trabalho do departamento jurídico. 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a tecnologia não deve trazer ainda mais burocracia para as atividades. Por isso, é importante implementar uma IA que atenda às necessidades atuais. Nenhum software pronto é capaz de entregar isso, soluções prontas não conseguem oferecer essa personalização. 

O que a EHTS entrega para seus clientes é uma solução personalizada, envolvendo os processos atuais e colabores na construção da melhor entrega para o departamento jurídico.

Os dados são a base de tudo, por isso, ter uma cultura data driven é importante para aplicação da IA e é uma tecnologia que pode ser implementada de maneira eficaz, adaptada às necessidades específicas de cada departamento jurídico. 

Se você quer conhecer todas as soluções que a EHTS entrega, clique no link abaixo e entre em contato com um dos nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *