EHTS

Legal Operations, também conhecido como Legal Ops, são serviços relacionados à administração, gestão e controle de fluxos e tarefas operacionais, que não precisam ser feitos exclusivamente por advogados.

O objetivo do Legal Ops é trazer mais eficiência, produtividade e inovação para os departamentos jurídicos. 

Por que Legal Ops está melhorando a eficiência dos departamentos jurídicos?

Os departamentos jurídicos são desafiados todos os dias a entregar melhores resultados, apresentarem respostas mais rápidas e orientações mais assertivas, nesse sentido, a tecnologia é um elemento facilitador das atividades e melhora a eficiência, por meio de automação de processos, desenhos de fluxos, gestão de dados e utilização estratégica desses dados.

Muitas tarefas são importantes para a rotina do departamento jurídico, mas nem todas precisam de um advogado, tarefas como:

  • Busca de processos judiciais em tribunais;
  • Análise de processos e cadastro padronizado em ERPs
  • Levantamento e organização de cópias de processos digitais;
  • Busca de subsídios em fontes internas e externas;
  • Acompanhamento de pagamentos junto a escritórios de advocacia.
  • Organização de pautas de audiências e;
  • Saneamento e coleta de informações processuais;

Alinhando o departamento jurídico com a transformação digital e a organização dos fluxos de trabalho, é possível otimizar a realização dessas tarefas e, consequentemente, melhorar a gestão jurídica.

Como a EHTS faz Legal Ops

Na EHTS entendemos que cada empresa possui um DNA e necessidades diferentes, visamos implementar soluções que mantenham esse DNA dos nossos clientes e parceiros, isso facilita a integração e o uso das soluções.

Por isso, o primeiro passo antes de implementar qualquer solução de Legal Ops, é desenhar, de forma personalizada, o fluxo de trabalho existente no departamento jurídico.

Ao desenhar o fluxo de trabalho como um primeiro passo, é possível identificar pontos de melhorias, dores e gargalos existentes. Dessa forma, podemos propor soluções que serão estratégicas, que facilitam as atividades diárias do departamento jurídico e que permitam a coleta de dados para aprimorar a gestão.

Acreditamos em soluções simples e de fácil implementação, uma vez que a eficiência e funcionalidade são parâmetros fundamentais. Além disso, otimização de fluxos é um elemento-chave em qualquer serviço de Legal Ops, o desenho de fluxo de trabalho personalizado permite que as soluções tenham um alto Retorno Sobre o Investimento (ROI). Ou seja, não iremos implementar o que você não precisa.

Outro ponto que diferencia a forma como a EHTS faz Legal Ops, é o foco no humano com a tecnologia como ferramenta.

Não acreditamos na suposição que a tecnologia resolverá com um passe de mágica todos os nossos problemas, pelo contrário, um software de prateleira não resolverá o que é preciso.

A otimização de fluxos é um passo fundamental para qualquer serviço de Legal Ops, apenas uma solução feita por pessoas e para pessoas, vai possibilitar isso. Esse é um dos nossos diferenciais, adaptamos nossa operação à necessidade de cada cliente.

Não importa se é necessário implementar automação ou fazer manualmente, focamos em liberar a equipe de tarefas burocráticas do dia a dia e otimizar as atividades.

Compreendemos os fluxos atuais e, desenhamos e implementamos novos fluxos envolvendo a equipe.

Quais benefícios do Legal Ops?

O Legal Ops possibilita que o advogado aplique a técnica e atenção necessárias para fazer aquilo que apenas ele pode fazer, com isso, empresas que implementam, reduzem custos, melhoram a qualidade dos serviços prestados.

Outros benefícios são:

  1. Fluxos de trabalho aprimorados

Ao aprimorar os fluxos de trabalho, os profissionais são alocados de acordo com as características e competências específicas. Além disso, suas tarefas são complementadas por ferramentas tecnológicas, garantindo que o tempo e energia dos profissionais sejam direcionados em atividades essenciais e indispensáveis da sua expertise.

  1. Clareza e agilidade na gestão de temas contenciosos e orçamento

Além do aprimoramento dos fluxos de trabalho, Legal Ops também tem um foco na curadoria adequada de dados. Com isso, a tomada de decisões para melhorar os temas contenciosos e orçamento ficam mais claras.

  1. Eficiência na identificação de oportunidades e riscos

A identificação de oportunidades e riscos é permitida através do alinhamento entre equipe e tecnologia, o uso de técnicas avançadas de estatísticas e jurimetria (estatística aplicada ao direito), amplia o entendimento das oportunidades e riscos.

  1. Redução de custos e aumento da produtividade

Com as ferramentas certas e a otimização do fluxo de trabalho, a equipe ganha mais produtividade, possibilitando melhorias na entrega e nível dos serviços prestados, bem como a identificação de desperdícios e redução de despesas forma inteligente.

  1. Carteira organizada e atualizada

Com a implementação de Legal Ops, é possível utilizar uma automação em busca de processos judiciais. Uma vez implementada, essa busca é realizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma contínua e ininterrupta.

Garantindo que todas as informações necessárias sobre processos estejam organizadas e atualizadas.

Os benefícios nestes tópicos, foram apresentados de forma breve, para conhecer mais detalhes dos benefícios de Legal Ops, clique aqui e confira todos os detalhes no E-book que preparamos sobre o tema.


Como implementamos o Legal Ops

A implementação de Legal Ops no departamento jurídico não se resume a uma compra de um software.

Não existe um software que possa atender igualmente a todas as necessidades de todas as empresas e seus departamentos jurídicos. Cada empresa tem diferentes estruturas, processos e necessidades operacionais. 

Por isso, é extremamente importante que o primeiro passo para implementar uma solução de Legal Ops, seja analisar os processos e fluxos existentes. Isso possibilita identificar possíveis gargalos e as oportunidades de melhorias.

As soluções prontas e genéricas são limitadas por não permitirem customização. Cada empresa, com seus processos e fluxos de trabalho, necessitam de uma flexibilidade para implementar o Legal Ops de forma eficiente. 

Ao implementar soluções de Legal Ops, o foco deve ser sempre otimizar o departamento jurídico e liberar a equipe jurídica de tarefas burocráticas do dia a dia, permitindo que seus conhecimentos e diferencias sejam aplicados onde um advogado é indispensável, como elaboração de petições, contratos, consultoria jurídica e muito mais. 

Se você quer liberar a sua equipe de atividades burocráticas, otimizar a gestão e padronizar a operação para controlar de maneira eficaz os fluxos de trabalho, clique aqui e entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *