EHTS

A área jurídica tem passado por transformações significativas impulsionadas pela tecnologia. A adoção de novas práticas e ferramentas tem sido importante para facilitar a integração dos departamentos jurídicos com outras áreas.

Uma das recentes transformações é a adoção do Visual Law, uma técnica que deriva do Design Thinking e melhora a transmissão das informações legais.

O que é e qual a importância do Visual Law

O Visual Law transforma os documentos jurídicos utilizando elementos visuais. As peças tradicionais do direito são remodeladas utilizando gráficos, infográficos, esquemas, fluxogramas, cores e contrastes. Com isso, é criado um layout focado em simplificar a linguagem, tornando-a mais acessível, clara e compreensível para todos os envolvidos.

Afinal, o direito é uma atividade que demanda precisão e o uso de termos e conceitos possibilitam que as informações sejam transmitidas exatamente como elas são. Entretanto, não é incomum que a comunicação não seja clara para quem não é da área.

A falta de compreensão do “juridiquês”, como é conhecido por pessoas que não são da área, faz com que a consulta com outros profissionais do direito seja comum, o que acaba prolongando o tempo de devolutiva dos documentos.

Imagine um contrato, por exemplo. É fundamental que as partes envolvidas tenham conhecimento das informações essenciais para evitar disputas futuras. A leitura do contrato que utiliza o Visual Law foca na experiência do leitor e facilita a compreensão das informações legais, evitando a necessidade de consulta com outros profissionais para garantir que o que está sendo assinado está claro.

Entre os benefícios do Visual Law estão:

  • Economia de tempo para compreensão das informações
  • Melhoria de retenção das informações e da comunicação;
  • Redução de erros de interpretação;
  • Tomada de Decisão de forma clara, objetiva e assertiva;
  • Melhora na conexão das pessoas com o setor jurídico.

Ao adotar o Visual Law o departamento jurídico pode superar a barreira da linguagem jurídica, acelerando processos, evitando futuras disputas e garantindo que a comunicação seja clara e efetiva para todos os envolvidos.

Como Aplicar o Visual Law nos documentos jurídicos

Engane-se quem pensa que basta simplesmente destacar informações consideradas importantes. O cérebro do leitor busca uma ordem e sentido na apresentação das informações.

Destacar informações sem o uso adequado de técnicas é como entregar um livro marcado para um estudante e esperar que ele compreenda todo o conteúdo apenas porque está destacado. Quem realizou os destaques assumiu que aqueles trechos são essenciais para a compreensão da matéria, mas o que garante a compreensão de algo é uma sequência lógica e fácil entendimento.

O Visual Law vai além de destacar informações. Ele representa uma transformação das peças, aproveitando os espaços disponíveis em uma folha para transmitir as informações de maneira visualmente atraente e compreensível.

No entanto, não basta utilizar modelos de design prontos ou contratar um designer para adaptar os documentos jurídicos. Os modelos precisam ser personalizados e avaliados por profissionais do direito.

É preciso decidir quais peças serão produzidas, identificar os pontos que serão destacados, analisar os documentos e decidir o melhor layout, escolher os elementos visuais adequados e desenvolver as peças no novo modelo.

É isso que fazemos na EHTS, não acreditamos em modelos prontos. Nossa equipe desenvolve documentos jurídicos personalizados, entregando para o departamento jurídico peças que facilitam o dia a dia.

Simplifique a comunicação do seu departamento jurídico com outras áreas, profissionais e clientes. Clique aqui para solicitar suas peças personalizadas e eficientes.

Nossa equipe analisará cuidadosamente suas informações e entregará a solução mais adequada às suas necessidades. Conte conosco para facilitar a transmissão de informações jurídicas de forma clara e compreensível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *