EHTS

O departamento jurídico é uma área que também possui importância na gestão financeira de uma empresa e o provisionamento assertivo irá auxiliar.

O papel do departamento jurídico na gestão financeira não é apenas garantir que os contratos sejam equilibrados, que a empresa esteja cumprindo todas as obrigações legais e fiscais aplicáveis. Contribuir com a gestão de risco e auxiliar na previsão de despesas contenciosas também são papéis fundamentais do departamento jurídico.

O provisionamento é um processo importante que auxilia o departamento jurídico a cumprir esses papéis que são fundamentais.

O que é o provisionamento?

Provisionamento é o processo de destinar uma parcela financeira da empresa para possíveis despesas.

No contexto jurídico, esse processo reserva uma quantia para cobrir possíveis obrigações futuras como condenações, acordos, custas processuais e outras despesas.

Mais do que um montante reserva, o provisionamento evita um impacto negativo nas finanças e mantém o jurídico alinhado com o departamento financeiro.

Como fazemos o modelo de provisionamento estatístico?

Com uma metodologia estatística e observação de normas contábeis é possível desenhar modelos de provisionamento precisos.

Considerando as informações já existentes dentro do departamento jurídico da empresa, a metodologia estatística analisa dados históricos, modela cenários e faz uma análise de risco.

Diferente de uma reserva financeira tradicional que você não prevê as despesas, com a observação de dados passados, você consegue prever possíveis despesas futuras e garantir que a empresa disponha de recursos para cobri-las.

Quando o provisionamento é realizado erroneamente, a empresa pode sofrer com falta de recursos, impacto no balanço e impactos na imagem frente ao mercado.

Quais vantagens de realizar o provisionamento jurídico?

Estrategicamente o modelo de provisionamento EHTS torna-se uma ferramenta de gestão, uma vez que traz impacto direto ao balanço patrimonial da empresa.

Fazer o provisionamento jurídico auxilia a blindar os recursos, reputação e o planejamento estratégico da empresa.

A utilização da estatística para análise de dados processuais garante que a empresa tenha maior precisão e confiabilidade para tomada de decisões estratégicas.

O provisionamento deve ser realizado com análises rigorosas e não em achismos, por isso, o uso de dados deve ser sempre um aliado do departamento jurídico.

Comumente modelos de provisionamento são realizados com acréscimo de percentual sobre os gastos do ano anterior, na prática isso se mostra pouco efetivo e apresenta uma alta dificuldade de previsão.

Pensando garantir mais segurança para as empresas, o modelo de provisionamento estatístico da EHTS é atualizado periodicamente, com isso, garantimos que o valor provisionado seja suficiente para cobrir perdas ou despesas futuras.

Apenas um modelo baseado em dados e atualizado constantemente é capaz de contribuir para uma ótima gestão financeira.

Como a EHTS auxilia na implementação do provisionamento no departamento jurídico?

Aqui na EHTS a estatística é uma aliada do departamento jurídico, com o uso de análise de dados (analytics), levamos ao mercado modelos com alta precisão.

Os modelos são personalizados para realidade da empresa, as provisões de processos jurídicos com os modelos estatísticos que disponibilizamos são precisos e estáveis e garantem o equilíbrio e segurança almejados pelo financeiro da empresa.

Para aplicar o provisionamento jurídico na empresa e não correr o risco de impactos financeiros inesperados, entre em contato conosco clicando aqui.

A EHTS ajudará a identificar as possíveis despesas futuras e garantir a melhor solução para tomar decisões financeiras estratégicas.

Leia também:

Provisões: Um modelo de provisão bem feito influencia no resultado de sua empresa

O que é um provisionamento jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *